terça-feira, 8 de abril de 2014

Sustentabilidade como diferencial competitivo.

Não é de hoje que a sustentabilidade tem ganhado espaço no planejamento estratégico das empresas. Cada vez mais empreendedores enxergam a sustentabilidade como fonte de vantagem competitiva e lucro. É o que indica pesquisa da MIT Sloan Management Review e o The Boston Consulting Group que acompanha a evolução da percepção da sustentabilidade.

Esse estudo contou com milhares de executivos e gerentes em todo o mundo e detectou que a sustentabilidade já se tornou elemento permanente da agenda de muitas empresas e de lucro para algumas. Dos entrevistados, 37% relataram lucro associado à sustentabilidade (sendo que em 2011, esse indicador era de apenas 23%). Além disso, 48% das empresas modificaram seus modelos de negócio em decorrência das oportunidades geradas pelas ações de sustentabilidade – um salto de 20% na comparação com o levantamento anterior.

Já é de amplo conhecimento que as empresas, cujos valores são percebidos como positivos pela sociedade, tendem a ter uma vida longa. Isso se aplica a empresas de qualquer tamanho, e os empreendedores brasileiros já despertaram para esse cenário. Um levantamento do Sebrae mostra que, de fato, as empresas nacionais, em sua maioria, realizam ações com foco na sustentabilidade. A pesquisa ouviu 3.912 empresários de micro e pequenas empresas no Brasil, destes 70,2% realizam coleta seletiva de lixo; e fazem controle do consumo de papel (72,4%), água (80,6%) e energia (81,7%).

Essas iniciativas que vão desde o uso dos recursos humanos à mitigação de impactos no ambiente, são o marco inicial para gerar oportunidade e fonte de lucro como empreendedor, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta, simultaneamente. Embora a pesquisa mostre que são ações pontuais, sai na frente quem passa a incorporar valores como esses no DNA dos seus negócios. 


(por Norman de Paula A. Filho originalmente para Gazeta do Povo – Caderno Empreender FEV/2014)



Norman de Paula Arruda Filho – Presidente do ISAE/FGV, presidente do capítulo brasileiro do PRME Chapter Brasil, professor do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE e Coordenador da Cátedra Ozires Silva de Empreenedorismo e Inovação Sustentáveis.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença de Uso

Licença Creative Commons
Cátedra Ozires Silva de Cátedra Ozires Silva está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://catedraozires.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://catedraozires.blogspot.com.br/.