sexta-feira, 25 de abril de 2014

O impacto do dia.

Prof. Dr. Tomas Drunkenmolle em palestra para Cátedra Ozires Silva - Curitiba em 08/04/14
(Foto: acervo do ISAE)


Já dizia meu avô: - “às vezes é bom levar uma “chacoalhada “ para acordar para a realidade”. 
 
Essa “chacoalhada” foi o que levamos hoje, pela manhã, quando fomos premiados com a fala do Dr. Tomas Drunkenmölle, que nos despertou para o formato atual (Atual?? Será? Parece que já vi esse filme... ) da nossa educação brasileira.  Iniciou seu breve discurso lembrando dos tempos da guerra fria entre Estados Unidos e Rússia quando um avião considerado quase perfeito mas que , apesar disso, levou a muitos acidentes  provocando muitas mortes . Preocupados com os motivos dessas falhas, após muitos estudos, descobriu-se que o problema estava na altura dos pilotos, completamente desiguais ( altos, baixos, medianos ).

Sendo assim, quando iam fazer alguma manobra importante e rápida os pilotos altos não conseguiam porque suas pernas eram longas demais e os baixos também não conseguiam porque as pernas eram curtas demais e assim perdiam o tempo da manobra o que provocava os acidentes. Comparou então o avião ao nosso Sistema Público de Ensino criado para a maioria da população (65 a 70%) por oferecer menor custo tratando a todos como iguais.  No entanto esse sistema deixa de lado os cidadãos com diferentes perfis o que tem como conseqüência o desinteresse total dos alunos pelos conhecimentos ministrados.

Segundo o palestrante, educação é para o ser humano que é diversificado e que traz de volta a mais alta bonificação.  Em Educação não se deve olhar preço, mas, sim, o retorno desse investimento. O importante é nos sentirmos capazes de fazer mudanças e de sermos responsáveis pelo desenvolvimento do país se não quisermos nos sentir sempre fechados em uma caixa (box in) ou vestindo calçados e roupas de tamanho único gerando desconforto e mal- estar.

Parece então que, do que pudemos entender, a chave está aí:

Educação para pessoas com diferentes perfis e preocupação com a aprendizagem já que, hoje, o aluno da nova geração (y ou z) desenvolve habilidades que antes não eram possíveis.

Ao término de sua fala o Dr. Tomas abriu para perguntas. Ninguém se manifestou num primeiro momento. 

Todos chocados e paralisados sem reação para sair daquela terrível constatação.  Foi uma lição e tanto.

Obrigada Dr. Tomas pela “chacoalhada” de hoje. Nos fez muito bem.

Ficaremos acordados e alertas por um bom tempo.


Que seja para sempre!




Dulce Torres Graduada em Letras-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976) e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa (2004).  Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela FESP/PR e  em Ciências da Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Professora/avaliadora do Centro Universitário UNINTER e da Faculdade Educacional da Lapa. Assessora para Assuntos Externos junto a Reitoria UNINTER.
***

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença de Uso

Licença Creative Commons
Cátedra Ozires Silva de Cátedra Ozires Silva está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://catedraozires.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://catedraozires.blogspot.com.br/.