Índice Empreendedorismo

Índice de Cultura Empreendedora nas Escolas


O Índice de Cultura Empreendedora nas Escolas (INDCEE) é uma iniciativa desenvolvida pelo IBQP no âmbito da Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade, que se propõe a servir como referencial e métrica de autoavaliação para que escolas de ensino básico possam conceber ou aprimorar estratégias consistentes de promoção e disseminação da Cultura Empreendedora e estímulo ao ímpeto empreendedor em seus alunos.

O QUE É

O Índice de Cultura Empreendedora nas Escolas (INDCEE) é uma ferramenta desenvolvida pelo IBQP e disponibilizada gratuitamente pela Cátedra Ozires Silva. É direcionada a estabelecimentos do Ensino Básico para servir de instrumento de autoavaliação e balizador para a implantação, aprimoramento e aferição de programas estruturados de promoção e disseminação da Cultura Empreendedora nos ambientes escolares, papel que está sendo incorporado à missão dos sistemas educacionais ao redor do mundo. O INDCEE é uma ferramenta plenamente acessível para auxiliar as instituições de ensino brasileiras na formatação e aperfeiçoamento de estratégias de estímulo ao ímpeto empreendedor de seus alunos.

COMO SURGIU

A ideia surgiu em resposta ao desafio lançado em 2015 pelo patrono da Cátedra, Ozires Silva, para que fossem concebidos mais projetos que tivessem foco no público adolescente porque é nesta fase que se forma, fortalece e consolida a mentalidade empreendedora. O objetivo foi gerar um indicador que mensurasse as iniciativas de promoção da cultura empreendedora realizadas por muitas escolas e servisse também como mapa sugestivo para a estruturação de programas mais amplos e eficazes.

A metodologia do índice foi desenvolvida por um grupo de trabalho da Cátedra coordenado pelo IBQP e que inclui representantes da UFPR, FIEP, ISAE, Quíron, NextPlan e Link Ideia. A modelagem proposta para o índice foi avaliada, ajustada e aprovada pelo GT, pela plenária da Cátedra e pelo próprio Ozires Silva no início de 2017. Professores e estudantes dos cursos de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Qualidade do SEPT/UFPR colaboram com o projeto no desenvolvimento da plataforma online e no detalhamento dos parâmetros para certificação.


COMO FUNCIONA

Para dar o primeiro passo basta os diretores/gestores de escolas acessarem o formulário online e responder a 30 questões de múltipla escolha sobre as atividades de promoção da Cultura Empreendedora que foram executadas ou estão sendo planejadas pela escola. As respostas definirão a pontuação do índice.


Após o preenchimento do formulário o responsável pelo preenchimento será informado através do seu e-mail o INDCEE obtido, que indicará o grau de maturidade de sua estratégia de promoção da Cultura Empreendedora da escola e seu enquadramento em uma escala progressiva, com Níveis 1 a 4.

A proposta é que cada escola atualize sua autoavaliação periodicamente para que o seu INDCEE reflita ao longo do tempo a almejada evolução progressiva do seu programa de Cultura Empreendedora. Os dados informados pela escola e os resultados obtidos serão comunicados exclusivamente para o e-mail indicado pelo respondente do formulário online. Ou seja, não haverá divulgação pública pela Cátedra ou IBQP de resultados individualizados.


CERTIFICAÇÃO

Em breve será disponibilizada a opção de certificação oficial para obtenção do selo “Esta Escola SuperEmpreende”, com Níveis 4 a 7, com validade anual. Esta etapa requererá a visita de técnico credenciado pelo IBQP para validar os dados informados na autoavaliação e avaliar qualitativa e quantitativamente as atividades de promoção da Cultura Empreendedora da escola. Será necessário a escola ter alcançado o Nível 4 na autoavaliação para requerer a visita de certificação. Uma vez certificadas as escolas poderão divulgar publicamente o seu INDCEE, concorrer a premiações anuais e constar no rol das Escolas que SuperEmpreendem a ser divulgado pela Cátedra Ozires Silva.

LANÇAMENTO

O lançamento do Índice de Cultura Empreendedora nas Escolas acontecerá dia 06/06/2017 às 19h, no Auditório do Sinepe/PR que está localizado na Rua Guararapes, 2.028 – Vila Izabel – Curitiba/PR.

Para participar, basta se inscrever no link abaixo ou ir direto à página de inscrição clicando aqui.

(Fonte: http://sinepepr.org.br/Agenda_Eventos/1_sem_2017/06_06_2017_Gustavo.html)



coordenador deste projeto na Cátedra, o gestor do IBPQ Gustavo Fanaya e o Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (SEPT) estão atuando em parceria para criar as métricas do INDCEE e transformá-lo em uma aplicação que poderá ser utilizada facilmente, a partir da internet, por professores, administradores e estudantes das Escolas de todo Brasil.

A equipe do SEPT que está envolvida na produção do INDCEE é formada pelo professor Paulo Eduardo Sobreira Moraes e suas alunas Maria Martinha e Renata, o professor Alexander Robert Kutzke e seus orientandos Felipe e Sérgio, assim como, o servidor Nelson Berno que também é membro da Cátedra.

(Fonte: Boletim SEPT, ano 3, no. 3-17, p. 5)

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