domingo, 11 de março de 2018

Ozires Silva: O homem maior que seu currículo

Ricardo Dellamea - Assessor da Diretoria do SEBRAE-PR.

        Já deve ter acontecido com você: conhece a pessoa pelo currículo e, quando a conhece pessoalmente, a sensação é que a pessoa é “...muito menos” do que lá está contido. Uma decepção. Com Ozires Silva, aconteceu ao contrário: ainda não o conhecendo pessoalmente sabia “apenas” que o “Dr. Ozires” (forma como se referia a ele o pessoal do ISAE/FGV que me convidou a encontra-lo), tinha sido presidente da Varig, presidente da Petrobrás, fundador da Embraer e Ministro das Comunicações o que, por si só, já seria algo notável. Como detalhe curioso, sempre o achei fisicamente um sósia perfeito do Dr. Smith da série “Perdidos no Espaço” (os que já passaram dos 40 hão de lembrar de quem estou falando).


          A primeira vez que o vi pessoalmente, e que confirmou mais uma vez a semelhança física com o Dr. Smith, foi lá pelo início dos anos 2000 em uma reunião na FIESP. Entretanto, nunca tinha tido a oportunidade de conversar, interagir com o “Dr. Ozires”. Graças a Cátedra criada em sua homenagem pelo ISAE/FGV, esse momento se aproximava. Ele chegou até a sala onde o aguardávamos e, já ao cumprimenta-lo, senti aquele olhar profundo e direto, que tantas coisas já havia vivenciado, que te fulmina, gerando cumplicidade e conexão. De imediato, cativou a todos os presentes: uma mescla de extrema humildade, sorriso cativante, experiência vivida e fluidez na conversa que logo se encaminhou para uma primeira (de muitas) estória falando “...daquela vez...” que, ainda jovem piloto voando para o serviço postal brasileiro, pilotando um Catalina (modelo de hidroavião), aterrissou num afluente do Rio Amazonas na fronteira Noroeste do Brasil (provavelmente com o Peru ou a Colômbia, imagino). À beira do rio, um matuto observava aquela cena improvável de um avião enorme pousando na água e indo aterrar em sua direção. O copiloto abre a escotilha localizada no teto da cabine do avião e dispara com certa ironia:
          - Bom dia! Aqui que termina o Brasil?
O Caboclo sem titubear:
          - Não, aqui começa o Brasil!


Dr. Ozires, observando aquela inusitada cena e usando de sua incrível capacidade de tirar aprendizados de todas as situações tem um “insight”: ...um caboclo matuto, no meio da Amazônia, que tenha uma visão grandiosa de nação como essa é uma coisa notável. A partir daquele dia, segundo ele, reafirmaram-se suas convicções de que o Brasil tem jeito e haveria sim de se constituir numa grande e integrada nação. Depois de arrancar gargalhadas dos presentes, aquele momento de reflexão mais profunda e “processamento” da lição aprendida. Alguns anos depois desse fato narrado, voava o primeiro protótipo do “Bandeirante” e estava criada a Embraer, hoje flertada pela Boeing. O Dr. Ozires, que nos empresta seu nome para conduzir o prêmio e a cátedra de empreendedorismo e inovação sustentável, é isso: uma alma iluminada que nos faz acreditar na engenhosidade humana de pensar, idealizar e trabalhar com retidão de propósitos, independente do que os outros pensem ou de qual seja o “entorno”, o contexto vigente. O que seria isso senão uma sinapse que dispara e catalisa o potencial de inovação e empreendedorismo contido nas pessoas que o conhecem? No contexto de país que nos encontramos, Dr. Ozires é quase um anti-herói: octogenário, longe dos holofotes, lidera pelo exemplo de coisas VIVIDAS e FEITAS com extrema humildade e um enorme desejo (e iniciativa) de compartilhar, integrar, sempre acreditando na capacidade de transformação através da educação. O Prêmio e a Cátedra Ozires Silva é a tentativa de multiplicar, amplificar e perenizar este lampejo de maestria contido em um homem muito maior que seu currículo, inspirando pessoas empreendedoras num ambiente extremamente carente de lideranças e valores. E assim tem sido nos últimos dez anos: uma estória contada, várias gargalhadas e uma reflexão profunda e inspiradora fica pairando sobre nós. Obrigado “Dr. Ozires”!


(texto elaborado por ocasião da realização da 11ª edição do Prêmio Ozires Silva de Inovação e Empreendedorismo Sustententável, que premiou os projetos de inovação sustentável no dia 07.02.18 com a marcante presença de Ozires Silva em Curitiba).

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/ozires-silva-o-homem-maior-que-seu-currículo-ricardo-dellamea/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença de Uso

Licença Creative Commons
Cátedra Ozires Silva de Cátedra Ozires Silva está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://catedraozires.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://catedraozires.blogspot.com.br/.